sábado, 25 de janeiro de 2014

Caso de sucesso



Uma pessoa idosa, tendo sofrido um ataque repentino de "vertigens", foi observada pelo seu médico, que lhe diagnosticou tensão arterial elevada. Embora a paciente tivesse mantido o mesmo peso durante vários anos, o tratamento prescrito aconselhva-a a perder rapidamente alguns quilos, havendo necessidade de fazer dieta.
Com o passar do tempo não se verificaram alterações, nem a nivel do peso nem a nivel da sua tensão arterial, eis então que surge uma amiga solidária que se dispôs a marcar-lhe um tratamento de massagem. A primeira sessão revelou uma forte tensão no pescoço e ombros. Durante a sessão, a paciente teve uma crise emocional que envolvia o ressurgimento de uma outra pessoa na sua vida e o estado de tensão que o facto lhe estava a causar. Era uma situação dolorosa mas suportável, que tinha sido agravada pela dieta restritiva preconizada pelo seu "problema de peso", e que assim sendo, para ela estava a ser mais um foco de tensão. Os ombros tornaram-se muito mais massajáveis e desbloqueados quando se sentiu tranquilizada quanto ao facto de ser normal um aumento de tensão arterial, quando se está sob um estado de tensão emocional.
Á medida que os tratamentos de massagem continuaram e se estabeleceu uma dieta quase normal, a situação manifestou alguns sinais de evolução e a sua tensão arterial baixou. Apesar de tudo isto, as sessões foram caracterizadas por uma considerável angústia quando a paciente enunciava os antecedentes da sua crise. Finalmente, conseguiu desabafar com a sua amiga e a sua vida regressou gradualmente á normalidade.
Esta paciente estava tão preocupada com a sua reacção perante a crise como com o que a originara.
O QUE PROPORCIONOU A MASSAGEM A ESTA PESSOA?
Os tratamentos de massagem permitiram que a pessoa transformasse a atmosfera propícia do tratamento numa forma de expressão. Isto é bastante diferente de uma resposta em conversa ou análise, na qual se conclui que o problema se tornara fisicamente evidente. O seu diálogo com o massagista permitiu evoluir de uma simples comunicação verbal para resultados prácticos a nível muscular; consoante a sua disponibilidade emocional; quando as palavras falhavam, o foco do tratamento regressava aos músculos e, quando a tensão era mais intensa, o diálogo estava presente.

Ana Durão - Terapeuta/Formadora
Contacto para Marcação de Consultas e Terapias
Mail: tridoshaterapia@hotmail.com
Tlm: 965724328

Sem comentários:

Enviar um comentário